Trabalhos publicados sobre Geoenrijecimento:
• Geotechnical Modelling of CPR Grouting – Alessandro Cirone.
Novas Pesquisas
Recentes pesquisas com o Geoenrijecimento de solos moles viabilizaram novas modelagens e projeto. Um grande evento que pretende atender a necessidade de todos os geoprofissionais especializados em solos moles. Estas pesquisas abriram novos horizontes evidenciando, dentro do campo do solo mole, que ainda temos um longo caminho de descobertas, repleto de questões que ainda necessitam de respostas.
Estes desafios são altamente estimulantes para todos os geoprofissionais que pesquisam nesta área. De imediato, dispomos de cinco linhas de pesquisas em desenvolvimento:
1 – Análise de laboratório com célula triaxial modificada, única no mundo, onde expansão de cavidade é simulada, inflando-se uma membrana dentro do corpo de prova. Com este equipamento, simula-se a expansão em qualquer solo, até de forma dinâmica (expansão vibrante).
2 – Ensaios pressiométricos em argilas moles. O ensaio de campo está sendo continuamente melhorado. Otimizou-se muito sua interpretação, seguindo-se indicações do grupo de Cambridge.
3 – Estudo das propriedades dinâmicas dos depósitos de solos moles para caracterização sísmica, perfil estratigráfico e certificação do Geoenrijecimento. Utilizamos tomografia por imagem para avaliar a rigidez do solo mole.
4 – Amostragem após o Geoenrijecimento. Procura-se avaliar a modificação induzida na estrutura do solo devido ao processo de expansão. Evidências sugerem que o solo, após o Geoenrijecimento apresenta permeabilidade e compressibilidade totalmente modificadas. Nos ensaios de campo, efetua-se análise numérica com modelos constitutivos avançados (ex. S-Clay 1s).
5 – Compactação e eficiência entre as técnicas de Geoenrijecimento, colunas de brita e deep soil mixing, via análise numérica.
São estas as cinco linhas de pesquisas que estamos oferecendo a estudantes interessados em solos moles, dispostos a desenvolverem dissertações e teses. Damos total apoio.